Porquê uma Economia do Bem-Estar em Portugal?
Portugal é o 22º país, entre 31 países europeus, no que diz respeito ao cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável, ainda que, se toda a Humanidade consumisse recursos naturais como Portugal, desde o dia 7 de maio estaríamos todos a viver a crédito ambiental, com todas as implicações que daí resultariam em termos de pressão sobre o equilíbrio ambiental.
Sabemos que não podemos fazer mais do mesmo e esperar resultados diferentes.
Neste contexto, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, no final de 2021, organizou um conjunto de quatro workshops com a participação de 31 organizações/instituições de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa, com o objetivo de refletir, em conjunto, sobre uma visão para Portugal em 2040 numa Economia do Bem-Estar. Deste trabalho de reflexão resultou o relatório tornado público no início do mês de julho e que pode ser consultado em português e em inglês.
A visão para Portugal
“Em 2040, queremos que Portugal seja um país no qual todos possam viver vidas saudáveis e realizadas, independentemente de quem sejam ou de onde vivam e onde as decisões são participadas, inclusivas e transparentes. Que as pessoas vivam dignamente, conectadas e em harmonia com a natureza, reconhecendo e respeitando as interdependências e os limites. Que haja um sentido de comunidade, prosperidade e coesão em todas as regiões e respeito entre todos (gerações presentes e futuras) no nosso território e além-fronteiras.”
Os eixos estratégicos de intervenção
- Organização da sociedade
- Educação e capacitação
- Economia
- Trabalho
- Saúde
- Energia, edifícios e mobilidade
- Recursos naturais e território
- Instrumentos financeiros
the discussion?
Let us know what
you would like
to write about!