News

O que fazemos?

Tags: hubs, members, weall
Published on July 07, 2022

O que fazemos?

Somos pessoas, organizações civis, instituições e empresas unidas pelo propósito comum de trabalhar para transformar o modelo económico atual, assente no paradigma do crescimento contínuo, extrativo e consumista, que já demonstrou ser incapaz de dar resposta às necessidades essenciais das pessoas, num outro modelo social e ambientalmente mais justo: a Economia do Bem-Estar.

Promovemos a transição eco social tendo por objetivo travar a degradação do planeta, erradicar a pobreza, combater a desigualdade social e colocar a sustentabilidade da vida como objetivo prioritário e como referência para as atividades produtivas. Esta transição requer a participação de todos e estamos abertos à participação de todos aqueles que queiram contribuir com a sua visão e capacidade transformadora para uma Economia do Bem-Estar.

No Hub ibérico, promovemos projetos e iniciativas dinamizadas por organizações da Weall Iberia ou em colaboração com outras organizações, para alcançar estes objetivos.

Projetos atualmente em curso

Promover uma Lei para o Bem-Estar das Gerações Futuras, em Espanha e Portugal.

Para fazer face às crises sistémicas, ambientais e sociais que enfrentamos, é necessária uma transformação profunda e muitos governos já estão a mobilizar-se nesse sentido. Mas as declarações de intenção não são suficientes. É necessário um verdadeiro compromisso e os governos devem dispor dos instrumentos para implementar efetivamente estas mudanças, bem como de instituições para controlar o cumprimento das medidas acordadas.

 

Para isso, estamos a mobilizar-nos para promover uma lei que garanta que todas as políticas institucionais respeitem o bem-estar futuro, para além do curto prazo. Uma lei inspirada nas que já foram aprovadas no País de Gales e nas Ilhas Baleares.

 

→ Ver mais.

Projetos completados

Primeiro relatório de avaliação – Portugal no caminho para uma Economia do Bem-Estar?

Durante o ano de 2022, realizámos 1ª avaliação do desempenho de Portugal, no caminho para uma Economia do Bem-estar. Partindo da visão construída no processo participativo que teve lugar em 2021 e dos oito eixos estratégicos de ação identificados, procurámos identificar indicadores que ofereçam uma imagem aproximada do desempenho de Portugal em cada um dos eixos estratégicos identificados. Estes resultados foram divulgados numa conferência que teve lugar a 5 de dezembro que contou com a presença de Amanda Janoo, dirigente da WEAll como keynote speaker, seguida de uma mesa redonda com representantes dos diferentes grupos com assento parlamentar.

A construção de uma visão de Portugal em 2040 numa Economia do Bem-Estar

Entre outubro e novembro de 2021 organizámos quatro workshops participativos, que tiveram lugar virtualmente através da plataforma Zoom e envolveram 50 participantes (de 31 entidades). Nos workshops foi debatida uma visão de futuro partilhada para Portugal em 2040 numa economia de Bem-Estar, o caminho para lá chegar, o papel do poder local e como monitorizar o processo até chegar a uma visão co-construída por todos.

 

Deste trabalho de co-criação realizado no último trimestre de 2021 resultou um relatório – Economia do Bem-Estar – Uma visão para Portugal em 2040 – onde, entre outras informações, está a visão partilhada que foi construída durante o processo:

 

“Em 2040 queremos que Portugal seja um país no qual todos possam viver vidas saudáveis e realizadas, independentemente de quem sejam ou de onde vivam e onde as decisões são participadas, inclusivas e transparentes. Que as pessoas vivam dignamente, conectadas e em harmonia com a natureza, reconhecendo e respeitando as interdependências e os limites. Que haja um sentido de comunidade, prosperidade e coesão em todas as regiões e respeito entre todos (gerações presentes e futuras) no nosso território e além-fronteiras.”

 

Partindo desta visão foram identificados oito eixos estratégicos de ação, sendo que, para cada um destes eixos foram identificadas ações (a nível nacional e local), bem como as componentes que deverão ser monitorizadas regularmente no sentido de aferir a evolução de Portugal rumo a uma economia do Bem-Estar.

Os primeiros passos – Conferência “Portugal no caminho para uma Economia do Bem-estar”

Em junho de 2020 a organizámos a conferência: “Portugal no caminho para uma Economia do Bem-estar” onde estiveram presentes representantes da WEAll, do Governo da Escócia, da OCDE (apresentaram a sua better life iniciative) e do European Environmental Bureau.

 

Neste evento foram debatidos caminhos para ir para além do PIB e aferirmos o bem-estar de uma sociedade não apenas pela riqueza que produz, mas também pela felicidade, a saúde a realização de quem nela vive, enquadrado pelos limites planetários.

Regressar à Weall Iberia

Want to join
the discussion?
Let us know what
you would like
to write about!