News

O que é o WEAll Iberia?

Tags:
Published on July 07, 2022

O que é o WEAll Iberia? 

WEAll Iberia é um espaço inclusivo e aberto cuja missão é ligar, coordenar e promover ações a todos os níveis do movimento da Economia do Bem-Estar na Península Ibérica, a fim de criar uma massa crítica de pessoas e organizações que a tornem uma realidade. Concentramos a nossa ação em promover uma Economia assente em 4Ps: 

  • Propósito: proporcionar bem-estar humano e ecológico. Por exemplo, aplicar um conjunto de medidas para além do PIB e desenvolver planos nacionais visionários.
  • Prevenção: não ficar satisfeito apenas em compensar as falhas do sistema, mas antes prevenir que as falhas ocorram. Por exemplo, focar os orçamentos nos resultados para as pessoas e o ambiente e promover uma produção e consumo circulares.
  • Pré-distribuição: Para reduzir as crescentes desigualdades, não bastam políticas redistributivas que corrijam as diferenças de rendimento através de impostos e subsídios. É necessário que todos tenham as mesmas oportunidades evitando as desigualdades na origem (as mesmas oportunidades de educação, saúde, cultura, etc…). A pré-distribuição não consiste em corrigir as diferenças de rendimento resultantes do mercado, mas sim em modificar o funcionamento do mercado para que ele gere menos desigualdades.
  • Poder das pessoas: assegurar que as pessoas estão envolvidas nas decisões e na definição das agendas. Por exemplo, assembleias de cidadãos e orçamentos participativos.
Want to join
the discussion?
Let us know what
you would like
to write about!